Disseminando o Bem: a trajetória do comunicador Paiva Netto

Disseminando o Bem: a trajetória do comunicador Paiva Netto

Em mais de seis décadas de trabalho na Seara da Boa Vontade de Deus, ele realizou importantes trabalhos na área da comunicação, divulgando os ideais do Cristo Ecumênico e da LBV nas mais variadas plataformas.

jornalista, radialista e escritor Paiva Netto completa, neste 29 de junho, 61 anos de trabalho na Seara da Boa Vontade de Deus. Uma trajetória que teve início por meio da comunicação, área em que se notabilizou não apenas como protagonista, mas também como grande incentivador. Um chamamento que veio pelas ondas do rádio, no ano de 1956, quando ouviu a proposta de Paz da LBV, na voz do saudoso Alziro Zarur (1914-1979), fundador da Instituição, e decidiu seguir, aos 15 anos, a esse propósito, afirmando, convicto, à mãe: “É com esse que eu vou!”

A pregação de Fraternidade Universal o encantou de tal maneira que, naquele mesmo dia, data que homenageia São Pedro e São Paulo, pegou uma bicicleta e saiu pedindo ajuda para a LBV.
"Naquela hora, como que um raio desceu sobre mim, mas não me fulminou. Pelo contrário: percebi que não sou apenas um produto da carne, posto que certa mentalidade por aí faz alguns pensarem que este mundo seja um açougue. Tenho Espírito."
Paiva Netto
Extraído do artigo "Parece que foi ontem..."
Nessas mais de seis décadas de trabalho no Bem, ele criou importantes mídias que prestam contas das realizações das Instituições da Boa Vontade, bem como são propagadoras das bandeiras de valorização à Vida e da Espiritualidade Ecumênica, em diversos idiomas.

O Portal Boa Vontade destaca algumas conquistas de Paiva Netto como comunicador, uma aptidão que o acompanha desde muito cedo.
PRIMEIROS PASSOS

Na foto, de outubro de 1968, Zarur e Paiva Netto ouvem, concentrados, uma gravação no gabinete da Presidência da LBV, no Rio de Janeiro, RJ.

Paiva Netto abraçou a proposta da LBV e passou a colaborar voluntariamente com a Instituição. Nesses primeiros anos, realizou, dentre outras tarefas, a sonoplastia das gravações radiofônicas do saudoso fundador da Instituição em virtude do talento e do interesse pela música clássica e erudita.
APTIDÃO À COMUNICAÇÃO

O seu interesse pela área de comunicação cresceu com o contato com Zarur, assim como sua estima pelo Ser Humano e os cuidados com o Espírito. E não demorou para que ingressasse nas profissões de radialista, ainda na década de 1950, e de jornalista, em 1961, quando escreveu, em setembro daquele ano, o artigo Receita de um jovem para os jovens, apresentado-o, no dia 10, na Rádio Mundial, antiga Emissora da Boa Vontade. O texto foi publicado na edição de 15 de outubro do referido ano do jornal Gazeta de Notícias, a pedido de Alziro Zarur.

Ao querido amigo, Paiva Netto prometeu, em 3 de maio de 1978, reunir o conteúdo doutrinário da LBV e publicá-lo. O saudoso fundador da Legião da Boa Vontade respondeu-lhe: “Paiva, só um grande amigo poderia realizar um trabalho desta envergadura. Gratíssimo”.
REGISTRANDO A HISTÓRIA

O jovem Paiva Netto passou, então, a registrar diversos momentos históricos da Entidade, participando, por exemplo, da primeira Ronda da Caridade, em 1º de setembro de 1962. Na foto, o promissor jornalista faz a cobertura do atendimento prestado pela Legião da Boa Vontade.

A Ronda é uma atividade da Campanha Permanente da LBV contra a fome, lançada no fim da década de 1940, com a popular "Sopa dos Pobres", também conhecida como "Sopa do Zarur."
"Nós saíamos pelas ruas e praças com um jipão que tinha servido ao Exército brasileiro na segunda guerra, e ali estava enfrentando a guerra da fome. Foram momentos transformadores nas nossas vidas."
Paiva Netto
JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Desde então, Paiva Netto vem promovendo, pela comunicação escrita, campanhas em favor da Vida, da Fraternidade, da Espiritualidade Ecumênica, levando a mensagem das Instituições da Boa Vontade aos mais distantes cantos do planeta.

Uma dessas publicações é a revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!. A primeira edição foi lançada em 27 de fevereiro de 1982, durante Congresso Legionário realizado na cidade de Campinas, em São Paulo, SP. Atualmente, o periódico tem uma tiragem de 100 mil exemplares, distribuída em diversos locais do Brasil, em uma arrojada logística que alcança, inclusive, as cidades do interior. Os países da América Latina também têm a sua versão da revista, em espanhol.
BOA VONTADE

Outra publicação produzida é a revista BOA VONTADE, com o objetivo de refletir a Espiritualidade Ecumênica nos mais diversos campos da atuação e conhecimento humano, desde seus primórdios ~ a primeira edição é de maio de 1956. Sob o comando do jornalista, radialista e escritor, a revista ganhou versões em idiomas, tendo edições, por exemplo, em alemão, espanhol, esperanto, francês, inglês e italiano.

Esse conteúdo chega a autoridades e delegações internacionais que participam de importantes eventos da Organização das Nações Unidas (ONU), que contam com a presença da LBV, há mais de duas décadas. Outro destaque é a publicação do título da revista em esperanto (BONA VOLO), destinado a expandir os conteúdos que propagam os valores de Fraternidade Ecumênica da Instituição aos falantes do idioma universal.
GRÁFICA DA BOA VONTADE
"Necessário se fazia que a Legião da Boa Vontade tivesse a sua gráfica própria, pois, se a Doutrina deve ser ouvida, também urge ser lida em português e em todas as línguas conhecidas."
Paiva Netto
Sobre a importância dos meios de comunicação para a expansão do ideal fraterno da LBV
Em 1980, o jornalista criou a primeira Gráfica da Boa Vontade, no bairro de Bangu, no Rio de Janeiro, RJ, cujas atividades foram iniciadas em junho daquele ano. Com a compra de maquinários, em 22 de janeiro de 1983, passos importantes foram dados na ampliação do trabalho gráfico na Entidade.

Atualmente, a Mundial Gráfica, uma das Instituições da Boa Vontade, está localizada na capital paulista e conta com equipamentos modernos e de última geração, produzindo, assim, artigos sempre com alta qualidade e eficiência.
"Necessário se fazia que a Legião da Boa Vontade tivesse a sua gráfica própria, pois, se a Doutrina deve ser ouvida, também urge ser lida em português e em todas as línguas conhecidas."
Paiva Netto
Sobre a importância dos meios de comunicação para a expansão do ideal fraterno da LBV.
SUPER REDE BOA VONTADE DE RÁDIO

Em 1992, José de Paiva Netto inaugurou a Super Rede Boa Vontade de Rádio, com programação 24 horas no ar. Com o Ideal da Boa Vontade sempre guiando suas atividades, o dirigente da Instituição expandiu a mensagem para dezenas de emissoras.

Toda a programação prima pela excelência no conteúdo de sua extensa grade. O ponto alto é a pregação ecumênica de Paiva Netto do Evangelho-Apocalipse de Jesus, sempre em Espírito e Verdade à luz do Novo Mandamento do Educador Celeste ~ bandeira pioneira da LBV.
APOCALIPSE DE JESUS PARA OS SIMPLES DE CORAÇÃO

No rádio, Paiva Netto é reconhecido por suas mensagens sempre inspiradas no Evangelho-Apocalipse do Cristo Ecumênico, o Divino Estadista. Um desses exemples é a famosa série radiofônica O Apocalipse de Jesus para os Simples de Coração, conduzida por ele de outubro de 1990 a fevereiro de 1992. 

Nessas preleções, feitas de improviso, ele analisa, com justeza, “o livro mais importante das Escrituras Sagradas da atualidade”, no dizer de Alziro Zarur. Ao todo, são mais de 450 programas na série, que continua sendo campeã de audiência.
PROMOVENDO A CULTURA

Para promover cultura que enobreça a Alma das pessoas com conteúdo espiritual-humano, o jornalista, radialista e escritor cria, em 1995, a Editora Elevação e a Gravadora Som Puro, que ampliam suas operações a cada ano.
OPERAÇÃO JESUS

Em 25 de março de 1995, o diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, em cima de um caminhão, convocou a Juventude Ecumênica da Boa Vontade, que superlotou a praça diante do TBV, na capital federal, para iniciar a histórica marcha midiática da Operação Jesus, com o intuito de expandir a mensagem ecumênica de Jesus pelo mundo.

Naquela data, a Super Rádio Brasília (AM 1.210 kHz) passou a integrar a Super Rede Boa Vontade de Comunicação.
"Necessário se fazia que a Legião da Boa Vontade tivesse a sua gráfica própria, pois, se a Doutrina deve ser ouvida, também urge ser lida em português e em todas as línguas conhecidas."
Paiva Netto
Sobre a importância dos meios de comunicação para a expansão do ideal fraterno da LBV.
SUPER REDE BOA VONTADE DE RÁDIO
"Jesus pode curar qualquer país. É isso que a LBV se propõe a fazer. Esta é uma hora decisiva. (...) Entardece o dia e nasce uma nova era para os Legionários da Boa Vontade."
Paiva Netto
Trecho do histórico discurso de lançamento da Operação Jesus
UM PASSO MAIS

Em 28 de junho de 1996, em Porto Alegre, RS, durante as festividades dos 40 anos de trabalho de Paiva Netto na Instituição, foi lançada a segunda etapa da Operação Jesus, que é povo. De lá para cá, grande foi o crescimento da mídia da Boa Vontade.

Todos esses meios trabalham pela edificação do Ser Humano e seu Espírito Eterno, tendo como referencial o Mestre dessa Operação: Jesus.
BOA VONTADE TV

Para cumprir a meta da LBV de levar Educação com Espiritualidade Ecumênica para a sociedade, Paiva Netto criou, em 2000, a Boa Vontade TV (canal 196 da NET e da Claro TV e 212 da Oi TV), uma grande vitória para a Instituição.

A emissora apresenta programação voltada para toda a família e leva o diferencial da Super Rede Boa Vontade de Comunicação: pela comunicação social, propagar os ideais do Divino Mestre com conteúdo variado, e ênfase em informação, cultura e entretenimento.
TV REEDUCAR

Em 21 de setembro de 2003, o dirigente da LBV inaugura a Reeducar — Rede Educação e Futuro de Televisão, canal 11 VHF, geradora educativa da Fundação José de Paiva Netto (FJPN), que produz e transmite seus programas para São José dos Campos, no Estado de São Paulo, região e todo o Brasil.
PIONEIRISMO NA INTERNET

Ainda no princípio da implantação da internet no Brasil, Paiva Netto inaugurava, com pioneirismo, em agosto de 1996, o site da LBV, disponível inicialmente em português e inglês. No início do ano seguinte, iniciou-se a transmissão pela web da programação da Super Rede Boa Vontade de Rádio.

Anos mais tarde, em 7 de novembro de 2002, o diretor-presidente da Entidade lançou o Portal Boa Vontade, página com conteúdo comprometido com a cidadania fraterna e ecumênica. Atualmente, o Portal da Espiritualidade Ecumênica tem conteúdo disponível em 12 idiomas ~ árabe, alemão, chinês, inglês, espanhol, esperanto, francês, japonês, italiano, polonês, português e russo.

Por esse trabalho, Paiva Netto é considerado por muitos “o maior comunicador do Brasil”, conforme fez constar o conceituado jornalista brasileiro Myltainho Severiano (1940-2014) na matéria de capa do Jornal dos Jornais — a revista da imprensa nº 17, de agosto de 2000.

Fonte: http://www.boavontade.com



Comentários

Postagens mais visitadas